sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Locais...



----------------------------------

Freguesia de Vila Moreira
Concelho de Alcanena


A freguesia de Vila Moreira, foi criada pelo Decreto Nº 994 de 29 de Junho de 1920, constituída a partir da antiga povoação de Casais Galegos.
É uma freguesia, onde sempre predominou a democracia, mesmo durante os tempos difíceis da ditadura do Estado Novo.
Localizada num monte, a dois quilómetros da sede do concelho, confina a norte, com a freguesia de Moitas Venda, pelo sul, com a freguesia de Louriceira, pelo nascente, com a freguesia de Alcanena e com o poente pela freguesia de Monsanto.
A igreja matriz foi começada a construir no ano de 1926. No entanto a primeira missa foi celebrada uma década depois, mais concretamente no dia 25 de Dezembro de 1936, ainda com as instalações incompletas, pois, só mais tarde a mesma foi concluída. O orago da freguesia é Nossa Senhora da Conceição.
Estão localizados nesta freguesia os montes “Penas dos Arrifes”, situados nas fraldas da Serra dos Candeeiros.
Continuam a realizarem-se os festejos populares alusivos ao S. João. Foi uma tradição que praticamente sempre foi preservada pelas gentes de Vila Moreira.
A freguesia sempre foi fértil em beneméritos. No tempo do Estado Novo já possuía Albergue para idosos, Cantina Escolar para crianças e Bairro para Pobres, todos mandados erguer por beneméritos da freguesia.
Ao longo das épocas, sempre primou pelo desenvolvimento industrial, o qual, destacamos a indústria de curtumes. Mas também no comércio e na agricultura sempre teve e continua a manter dinâmica forte.
Actualmente, a freguesia tem uma população de cerca de um milhar de habitantes, para uma área de cinco quilómetros quadrados.

A. Anacleto