quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Homenagem...



-----------------------------
Imagens dramáticas da Poluição do Rio Alviela na década de setenta do século passado.
A. Anacleto


“DIABO” vai ter busto junto à sua casa

A Câmara de Santarém atribui medalha de ouro a Joaquim Jorge Duarte o “Diabo”. No dia 6 de Setembro vai ser erguido um busto junto à sua casa em Pernes.
A Câmara de Santarém decidiu, por unanimidade, atribuir a medalha de ouro da cidade ao “Diabo”, pela luta que empreendeu durante décadas pela despoluição do rio Alviela.
Joaquim Jorge Duarte, morreu em 1991, foi um grande defensor pela defesa dos valores da democracia, da cidadania e da natureza até quase ao final da década de oitenta do século passado.
Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém disse que a evocação desta personalidade invulgar estará sempre associada à defesa do Alviela, no combate contra a sua destruição, à afirmação do princípio da vida sobre a determinação da morte. “A acção do Diabo, e dos seus companheiros de defesa pelo Alviela, alastrou a vagas crescentes e entusiastas, ultrapassou os limites do concelho e transformou esta causa num objectivo nacional”, pode ler-se na proposta feita pelo autarca e aprovada pelo executivo.
Esta é uma iniciativa que corresponde a diversas recomendações vindas da assembleia municipal.
Assim, no dia 6 de Setembro vai ser colocado o busto de Joaquim Jorge Duarte junto à sua antiga casa localizada na vila Pernense.
No ano de 1957 o Diabo teve a ousadia de organizar um abaixo-assinado dirigido a Salazar. Mais tarde, em Janeiro de 1970 recolheu amostras de água do Alviela em garrafões e levou-as à Assembleia da República, os quais, propositadamente os partiu nas escadarias daquelas instalações.
-------------------------------------
A. Anacleto