quinta-feira, 17 de julho de 2008

Gentes e Locais...



............................
Freguesia de Malhou

Não há conhecimento concreto da origem do nome da Freguesia (Malhou), mas presume-se ser de origem bastante histórica, baseada em antigas lendas que remontam a séculos muito remotos.
Até ao ano de 1885, a freguesia de Malhou pertenceu ao concelho de Pernes, o qual foi extinto neste ano, passando então para o concelho de Santarém e mais tarde, em 1914 para o de Alcanena, aquando da criação deste.
Esta freguesia está localizada no extremo sul do concelho de Alcanena. É constituída pela sede da freguesia (Malhou) e ainda pelo lugar de Chã de Cima.
Em termos económicos destaca-se a tradição rural, com a elevada produção de azeite.
No artesanato merecem destaque os bordados antigos em linho, feitos manualmente e os trabalhos feitos em madeira.
As festividades religiosas acontecem duas vezes por ano, no mês de Fevereiro em honra de Nossa Senhora das Candeias, que se realizam no lugar da Chã de Cima, e no mês de Agosto, em honra do Divino Espírito Santo, na sede da freguesia.
São importantes estas festividades, no desempenho cultural das gentes da freguesia.
O lugar de Chã de Cima é uma pequena aldeia situada na parte sul da freguesia, tendo como principal motivo de interesse a Capela de Santa Maria ou de Nossa Senhora das Candeias e os moinhos de vento que ainda se encontram preservados em termos de conservação.
-------------------------
A. Anacleto