sábado, 26 de julho de 2008

Ciência

ELVIRA FORTUNATO, Cientista, filha de pessoas humildes e simples da freguesia de Louriceira, concelho de Alcanena, ganha o maior prémio de sempre atribuído a um cientista português.

Foram 2,5 milhões de euros que O European Research Council (ERC) atribuiu como primeiro prémio de engenharia à cientista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Elvira Fortunato pode gastar esta verba numa nova investigação.
O projecto «Invisível» levou a cientista portuguesa ao topo, uma vez que este prémio já é considerado uma espécie de Nobel. Consiste na proposta de fazer transístores e circuitos integrados transparentes usando óxidos semicondutores, uma ideia pioneira a nível mundial.
«Este dinheiro é fundamental para o centro de investigação, porque vai permitir consolidar a actividade da minha equipa na electrónica transparente, uma área com potencialidades que hoje ninguém imagina», disse, Elvira Fortunato, depois de vencer o maior prémio de sempre atribuído a um investigador lusitano.
.......................
A. Anacleto